Nem todo mundo sabe, mas a arte de cortar cabelos tem em seu histórico uma série de inspirações e referências, advindas das mais diversas áreas. A nível mundial, as principais escolas da área difundem técnicas clássicas de cortes que, quando foram criados, receberam uma nomenclatura e, posteriormente, alguns tornaram-se icônicos. A partir destes, os cabeleireiros ampliaram as possibilidades desenvolvendo novos formatos, adaptados conforme o estilo e ideia de cada cliente.
Dentro dessa expansão, Artur Lopes, diretor criativo do Cubo, criou um novo corte, resultado de uma observação diária e do olhar sensível para as mais diversas áreas como a moda, música, artes visuais, arquitetura, movimentos contemporâneos e cinema. O resultado vem de uma série de fundamentos técnicos, mesclados com uma criação personalizada e individual.
O corte, criação exclusiva do Cubo e nomeado Under Art Déco, possui duas grandes influências. A primeira delas é o movimento artístico Art Déco, nascido nos anos 30 e que teve grande atuação, principalmente, na arquitetura. Nos cabelos ele se manifesta através de linhas mais definidas e formatos geométricos. Já a segunda grande influência foi o icônico corte dos anos 80 chamado Under Cut, tecnicamente difundido por Anthony Mascolo, com inspiração no movimento punk.
Do ponto de vista do diretor criativo do Cubo, a profissão de cabeleireiro cresce cada vez mais no país e "evolui a partir do momento em que dominamos as técnicas e as aplicamos corretamente, nos tornando mais experientes em interpretar e executar ideias, identificando códigos e mensagens que nossos clientes querem comunicar".
Como marca, o Cubo possui em seu DNA uma característica única, que alinha o trabalho criativo feito diariamente e o conhecimento adquirido com a cultura e o trabalho realizado por equipes de escolas mundiais, principalmente Toni&Guy. O resultado disso são criações exclusivas feitas a partir de uma série de referências e conhecimento técnico.